Quais são as meta tags inúteis para o referenciador?
As meta tags representam um dos fatores de otimização mais conhecidos. Todavia, ao longo dos anos, a sua importância foi consideravelmente reduzida.
A meta tag de palavras-chave, por exemplo, já não é usada pelo Google. Não perca tempo com ela e, acima de tudo, não a preencha com palavras-chave compatíveis com a sua página. Os seus concorrentes gostam de vir e usá-las para (eles) criarem conteúdo de qualidade.
A meta tag description já não desempenha um papel direto no posicionamento de uma página. Mas cuidado, deve-se sempre cuidar delas para o usuário da internet, estas continuam sendo um poderoso vetor de «call to action» (chamada à ação)
As meta tags robôs têm a configuração padrão «índex, follow». Assim, não é útil preenchê-la se quiser que a página seja indexada e seus links sejam rastreados.
Por outro lado, ela funciona muito bem para proibir a indexação e não transmitir popularidade (noindex, nofollow) ou para proibir o armazenamento em cache de conteúdo.
Todas as Meta tags Dublin Core parecem ser totalmente ignoradas pelo Google.
O mesmo vale para a meta tag revisit after. Não é possível controlar o ritmo das visitas do GoogleBot com ela.
As Author metas, Copyright, ou ainda, Subject também parecem não ter impacto no referenciamento de um site.