Como otimizar uma meta tag description?

O conteúdo dessa tag deve ser personalizado em cada página do seu site. Se não conseguir (CMS de má qualidade, falta de tempo...), então, é melhor deixá-lo vazio.  

Não é necessário tentar sobrecarregar o conteúdo de uma meta description com muitas palavras-chave. Atualmente, o Google não levaria isso diretamente em consideração para posicionar uma página num determinado termo.

Observe que esse não é necessariamente o caso de todos os mecanismos, e que este comportamento pode evoluir.

O essencial, ao escrever essas metas, é fazer o usuário querer visitar o seu site. Diante de uma página de resultados de um mecanismo, estes devem convencer em poucas palavras que é no seu site que o usuário encontrará a resposta mais relevante para a sua pergunta. Portanto, «call to action» (ou chamada à ação), ofereça o desejo de saber mais sobre si!

Se escrever a meta description for difícil para si, deve ter cautela e deixar essa tag vazia. Os mecanismos exibirão um trecho do texto proposto na sua página, que considerem mais relevante em relação à pesquisa do usuário.

O número de caracteres exibidos varia de mecanismo para mecanismo. É importante não implantar uma descrição muito curta, porque assim seria possível apresentar apenas uma linha de descrição. Não ocupar duas linhas assumiria menos espaço, beneficiar-se-ia de uma visibilidade reduzida e, acima de tudo, deixaria mais espaço para os concorrentes.

Geralmente, um bom compromisso é escrever entre 130 e 160 caracteres. Pense cuidadosamente sobre os primeiros 50 caracteres para celular. À medida que o tamanho máximo muda, deve executar testes de exibição regularmente.

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