Como definir as suas metas de referenciador?
Os objetivos que podem ser alcançados frequentemente serão vinculados aos recursos financeiros e humanos que você implantará.
Vários tipos de objetivos podem ser considerados.
Em termos de volume de negócios, por exemplo, alguns empresários desejam gerar 200.000 euros por meio de referenciamento natural em investimentos de 5.000 euros. Tal retorno que deixaria muitos comerciantes pálidos é, obviamente, utópico. Os referenciadores não são mágicos.
Como regra geral, pode ter de esperar entre 10% e 25% do investimento em comparação com o volume de negócios que deseja gerar.
O primeiro ano de atividade de um site será o mais difícil para «alavancar o referenciamento». Normalmente, o ROI melhora de ano para ano.
Também é possível definir metas de desempenho não financeiro. Por exemplo, o número de links obtidos de diferentes domínios externos ou o compartilhamento de visitas ao referenciador, em comparação com outros canais de geração de tráfego ou o número de palavras-chave que geraram visitas.
Observe também que o seu desempenho de volume gerado por meio dos resultados naturais dos mecanismos depende muito de outras otimizações, como seu merchandising e a capacidade do site de se transformar. E não existe mais referenciamento e não depende mais do seu referenciador.