O uso de tags DIV é preferível às tabelas ?
As tags HTML devem em primeiro lugar ser usadas de acordo com a sua definição. Essas definições estão disponíveis nas especificações oficiais publicadas pelo W3C.
A partir daí, faça a si mesmo a seguinte pergunta:
Uma página cuja formatação seja baseada em tags DIV tem a change de ser mais relevante do que uma página integrada com a ajuda de tags tabela?
Certamente não tem nada a ver.
Para os puristas, no entanto, deve-se observar, que as tabelas devem ser usadas principalmente para a apresentação de dados tabulares e não para gerenciar o layout completo de uma página Web.
Outros dirão que um layout usando tabelas é mais pesado, torna o código mais volumoso, reduz a velocidade de exibição... Mas, infelizmente, também é possível gerar um código de má qualidade usando tags div.
Por outro lado, o uso de tags tabela pode ter a sua vantagem nos resultados da pesquisa. De fato, os dados classificados em forma de uma tabela podem aparecer na mesma forma como parte dos resultados aprimorados, onde esse layout pode ser relevante. É o caso, por exemplo, com resultados de pesquisa sobre a ingestão nutricional de alimentos ou outros dados estatísticos.
Recentemente, o Google, por meio de seu porta-voz, lembrou que a escolha da tabela/div não era um problema de posicionamento, mas que para mudar a qualidade do código do produto é essencial.