O que é cloaking (ou camuflagem)?
Cloaking é uma técnica de exibir informações de forma diferente, dependendo de qual entidade deseja consultá-las.
A camuflagem é frequentemente proibida pelos mecanismos de pesquisa.
Alguns referenciadores usam a camuflagem para apresentar páginas que são altamente otimizadas para o referenciamento de mecanismos de pesquisa e páginas mais lucrativas para os usuários da internet. Também pode ser uma técnica para camuflar as suas otimizações.
Outros referenciadores trocam de links e usam camuflagem para não emitir links de saída ou evitar links recíprocos.
Outros sites famosos, usam camuflagem em URLs para apresentar aos mecanismos às URLs otimizadas para usuários e URLs com parâmetro de rastreamento. Nesse último caso, não há absolutamente nada proibido e os mecanismos não terão nenhum motivo válido para impor uma penalidade.
Alguns scripts muito famosos, como soluções do fórum de discussão, usa camuflagem, para apresentar uma versão mais leve aos mecanismos. Estes economizam recursos do servidor.
No contexto do referenciamento, o referenciador procurará distinguir robôs dos visitantes humanos.
Desta forma, existem várias formas de camuflagem Uma camuflagem pode ser baseada no endereço IP, no agente do usuário, no referenciador (URL de origem), no conteúdo de um cookie ou mesmo na máquina de « host » do visitante.
Além disso, as técnicas pré-renderização usadas para reverenciar sites em javascript são frequentemente camuflados. No entanto, essas técnicas não são contraindicadas pelo Google e até mesmo recomendadas.