O que é o Triângulo Dourado?
O rastreamento ocular (ou rastreio ocular) é uma tecnologia que permite, como o nome sugere, seguir o olhar de uma pessoa, especialmente numa tela.
Usando este tipo de ferramenta, os ergonomistas podem saber quais pontos na tela estão fixos nos olhos do usuário e por quanto tempo.
Assim, é possível melhorar o layout de uma página Web, se as partes mais críticas não atraírem atenção suficiente.
Esse processo foi usado várias vezes no mecanismo de pesquisa do Google, para entender como os usuários percebem as páginas de resultados.
Por exemplo, desde a chegada da pesquisa universal, incluindo a adição de imagens (vídeos...) e muitas cores nas páginas intocadas do Google transformou a jornada típica de uma página pelos usuários da internet.
Estudos publicados permitem distinguir uma área extremamente quente, proporcionando ótima visibilidade. Essa área em forma de triângulo foi chamada triângulo dourado (certamente com referência à quantidade de ouro).
Em geral, essas são as 3 primeiras posições.
Esses resultados podem ser mais ou menos detetados rastreando o volume de tráfego recebido ao passar de uma posição para outra. Por exemplo, entre uma sexta posição e uma segunda, é inegável que uma diferença significativa é observável em termos de visibilidade e potencialmente de cliques.