O que é PageRank ?
O PageRank é um algoritmo desenvolvido por um dos fundadores do Google: Larry Page.
Esse algoritmo é certamente o algoritmo relacionado ao referenciamento mais conhecido do mundo. Todavia, esse é apenas um dos muitos algoritmos usados pelo Google.
O PageRank é baseado na análise de links.
Partindo do princípio de que um link emitido de um site A para um site B seja um tipo de recomendação, o Google procurou contar todos esses links, para estabelecer um tipo de gráfico global e, finalmente, tornar seus resultados mais relevantes.
Além do aspeto quantitativo, uma abordagem qualitativa foi adicionada há muito tempo. Assim, nem todos os links são criados iguais e algumas recomendações são ponderadas mais fortemente do que outras.
O impacto de alguns links pode até ser completamente zero, se o Google decidir não lhes conceder qualquer crédito.
Ao longo dos anos, a inclusão do PageRank pelos referenciadores perdeu muito da sua importância. O seu valor já não é exportado. Contudo, mesmo que já não seja comunicado, continua a ser a base do mecanismo de pesquisa do Google e provavelmente mantém uma importância significativa no posicionamento das páginas.
Quanto ao Google, ele calculará esse indicador com muita frequência, sem o transmitir.
Em todo o caso, se tiver a oportunidade de obter um link de uma página com PageRank forte será lamentável não aproveitar esta oportunidade.