Obter muitos links é arriscado?
Os mecanismos procuram detetar o aumento artificial da popularidade, para preservar a relevância de sua classificação, ainda hoje muito (também?) sensível aos links.
Assim, se um site beneficia de um influxo brutal e significativo de popularidade pode parecer suspeito. Normalmente, espera-se que um site desenvolva a sua popularidade de forma mais ou menos linear.
Esse comportamento é ainda mais suspeito se o site for jovem. Um nome de domínio com uma certa antiguidade poderá lucrar com muito menos risco de uma campanha de netlinking completa.
Contudo, não há penalidade sistemática (frequentemente falamos de uma sandbox).
De fato, a Web é o reino do modismo, onde um site pode tornar-se a estrela da noite para o dia e, assim, obter de uma forma totalmente natural um número absurdo de backlinks.
Seria então ilegítimo e contraproducente para um mecanismo impor uma penalidade.
Onde está o limite? Não há como saber.
Algoritmos poderosos certamente procuram avaliar a natureza de um aumento na popularidade.
Assim, no contexto de uma campanha de netlinking, às vezes será necessário saber como adiar a obtenção de determinados backlinks e, acima de tudo, variar suficientemente as otimizações: tipo de sites, páginas direcionadas, textos de âncoras de links... para parecer natural.
Contudo, os mecanismos sabem a diferença entre um link obtido a partir de um site oficial no seu tema e um site lambda com conteúdo geral (mesmo que esse último possa gerar tráfego para si, necessariamente qualificado)