Todos os links são úteis?
As opiniões divergem sobre essa questão.
Em geral, quase todos os links, mesmo de páginas impopulares, parecem desempenhar um papel positivo, mas muitas vezes mínimo.
Quer se trate de diretórios sombrios, de comentários de blogs desconhecidas ou páginas de perfil simples da Web 2.0, os algoritmos do Google sempre parecem sensíveis à quantidade.
Obviamente, a ideia é incentivar a não obter links de baixa qualidade...
Os links podem penalizar um site?
Em geral, a política do Google é penalizar sites de má qualidade e negar a popularidade que estes podem emitir. Porquê? Seria muito fácil apontar links para os sites de seus concorrentes e, portanto, penalizá-los injustamente.
É melhor concentrar a sua netlinking em links qualitativos, ou seja, em sites indexados pelo Google (que é a base), mas acima de tudo autoritário nos seus campos e em temas próximos aos seus.
Ex: Você vende gravatas on-line e o seu primo que administra um restaurante de hambúrgueres vincula o site dele ao seu. Esse link provavelmente não será considerado positivo ou negativo pelo Google e teoricamente não deve trazer-lhe nenhum bônus real (nem tráfego de outro lugar).
No entanto, os testes mostram que ainda é possível obter resultados, por vezes excelentes, através de links não temáticos e de qualidade muito baixa.