Quais são as diferenças entre a estratégia de linkbaiting e o link ninja?
Aqui estão dois termos magníficos que são difíceis de traduzir, dos quais os referenciadores gostam e às vezes são gírias muito «atuais».
É uma questão de distinguir entre dois tipos de estratégias de netlinking.
Link Ninja
O referenciador implantará backlink de forma não natural.
Por exemplo, usando diretórios listando sites, divulgando boletins de imprensa projetados para o referenciamento, negociando trocas de links ou mesmo alugando links de outros sites.
O referenciador terá controle sobre o contexto dos links (sites a partir dos quais os links são emitidos), texto de âncora (texto clicável de um link), URLs direcionadas ou o volume de links adquiridos.
Linkbaiting
O referenciador procurará incentivar os usuários da internet e os editores de sites a emitir links naturalmente para otimizar o site.
Por exemplo, será necessário transmitir conteúdo muito original, com alto valor agregado, polêmico e às vezes simplesmente bem-humorado.
Também é possível reagir no seu próprio site para discussões originadas de blogs e redes sociais ou para eventos off-line, para obter links em troca.
Infelizmente, o linkbaiting não permite otimizar os links (contexto, meta, texto de âncora) conforme desejado e as ações executadas não oferecem quaisquer garantias.
Ao mesmo tempo, esse é o método oficialmente recomendado pelo Google!