Quais os critérios que podem influenciar o valor de um link?
Para distinguir o trigo do joio, os mecanismos já não se satisfazem em contar os links, mas procuram equilibrá-los da maneira mais inteligente possível.
Portanto, os referenciadores imaginaram (testaram?) uma boa centena de critérios que podem participar na ponderação dos links:
- Tema da página
- Texto de âncora (texto clicável do link)
- Número de links de entrada
- Autoridade de domínio
- Número de links na página
- Número de ligações de saída
- Tráfego recebido
- Localização do link
- Otimizando o texto que enquadra o link
- O tempo a partir do qual o link é colocado na página
- Posicionamento da página
- Etc.
Entre todos esses critérios, a popularidade da página e o texto de âncora são 2 critérios que desempenham um papel muito importante na ponderação de um link.
O número de links é também um critério a não ser ignorado. Um backlink numa página que já conta com 150 links, 50 dos quais são de saída, é de menor interesse, mesmo que a âncora seja otimizada e a página seja popular. Quanto mais links (internos ou externos) sua página tiver, menos «poderosos» serão para os mecanismos. Portanto, não seja muito prolixo, o Google não lhos vai devolver.