O que é mais eficaz para o referenciamento : Conteúdo ou link?
Pode estar familiarizado com a máxima «Conteúdo é rei, mas vínculo é a rainha», indicando que esses dois critérios são de igual importância.
É possível, por meio de links, para posicionar uma página numa palavra-chave ausente dele. Esse é o princípio do Google Bombing.
No entanto, como parte de um site «sério» e de uma prática de black hat SEO, nunca pode ficar sem conteúdo. Essa é apenas a base de seu referenciamento, mas também uma parte importante (ou mesmo capital) do interesse do seu site aos olhos dos visitantes.
A importância do critério de «popularidade» aumentará significativamente quanto mais competitivas forem as principais palavras-chave direcionadas por si.
Assim, numa expressão composta por 5 palavras que não apareceriam em nenhuma outra página, o conteúdo será suficiente para se posicionar. Por outro lado, em palavras-chave como «viagens», «crédito» ou «poker», a diferença ocorrerá mais nos links do que no conteúdo.
O eixo de otimização que deve priorizar dependerá, portanto, do tema do seu site e do trabalho já realizado.
Em sites já muito populares, às vezes será mais rentável investir em novos conteúdos. A situação deve ser tratada caso a caso.