Um backlink no rodapé é eficaz?
Uma regra comumente aceite declara que os links de rodapé são menos eficazes do que outros links, sendo que o rodapé é a parte localizada na parte inferior da página comum a todas as páginas de um site, em oposição ao cabeçalho, a área mais alta do site onde o logotipo é geralmente encontrado.
Primeiro, deve saber que é bem possível apresentar o conteúdo de seu rodapé desde o início de seu código-fonte HTML.
De fato, usando estilos CSS, a ordem dos itens exibidos na tela pode ser muito diferente da ordem do conteúdo visualizado pelos robôs. Eles lêem HTML de uma forma totalmente linear ao contrário de um navegador que interpretará HTML, JS e CSS.
Um link de rodapé pode, portanto, chegar muito alto no código-fonte.
É então necessário distinguir as zonas estruturais (Cabeçalho, Menu de navegação, Barra Lateral…) das zonas contextuais, ou seja, onde o conteúdo específico de cada página é mais frequentemente exibido.
Parece consistente que uma ligação colocada numa área contextual seja tratada melhor do que um link colocado numa área estrutural.
Em todo caso, esse mecanismo de ponderação potencial não negaria a popularidade de um link colocado no rodapé. Um link de rodapé, portanto, permanece na maioria dos casos, um bom link a ser seguido. A principal coisa não é sistematizá-los, nem necessariamente preencher seu rodapé com links que nem sempre são relevantes.