O que é o atributo nofollow e como usá-lo hoje?
O atributo nofollow é aplicável à tag (tag usada para exibir um link de hipertexto) no seguinte formato:
<a href= "https://www.google.fr" rel="nofollow">Google</a>
Esse atributo permite especificar aos mecanismos de pesquisa e que esse link não deve ser considerado uma recomendação. Portanto, esse link não deve transmitir popularidade.
O site vinculado dessa forma não se beneficiará com isso.
O tratamento do nofollow não é o mesmo, dependendo do mecanismo e evolui ao longo do tempo. Distinguir o discurso oficial dos mecanismos relacionados a esse atributo do comportamento real de seus algoritmos não é simples.
Hoje, parece que um mecanismo como o Google não hesita em visitar uma nova página apontada por um link nofollow, mas não valorizará esse recurso em termos de popularidade.
Pior ainda, no cálculo da popularidade potencial, emitido por cada link transportado numa página (Divisão da popularidade geral da página pelo número de links que ele emite), os links nofollow entrariam neste cálculo sem nunca poder redistribuir a popularidade.
Se acredita nesse comportamento, então a atitude a adotar é simples. Exclua o atributo nofollow de todos os seus links, seja interno ou externo.
Em qualquer caso, convido-o a testar por si mesmo o comportamento desse atributo.