É melhor usar um subdomínio ou um diretório para um novo conteúdo?
Essa pergunta surge com frequência durante o lançamento de um blog. É, de fato, possível iniciar estes dois diagramas:
- blog.exemple.com (subdomínio)
- www.exemple.com/blog/(diretório)
Essa escolha não é trivial em relação ao seu referenciamento natural.
No caso de um diretório, um link emitido a partir de seu blog será interpretado como um link interno. No caso de uma instalação num subdomínio separado, será um backlink.
No entanto, podemos legitimamente pensar que este backlink será mais fracamente ponderado como um backlink «tradicional». É realmente muito fácil para um mecanismo deduzir que os links de um subdomínio são muito fáceis de obter. Portanto, estes não representam uma recomendação tão forte quanto um backlink emitido por um site de terceiros.
A popularidade do seu blog também será afetada por essa escolha. Se ele for instalado num diretório, o seu blog poderá beneficiar 100% da autoridade e popularidade do seu domínio, o que pode não ser o caso de um subdomínio.
Observe que precisará popularizar (em termos de links) o seu subdomínio blog.exemple.com da mesma forma que www.exemple.com.
Esse dever pode tanto ser uma oportunidade como uma restrição. Isso dependerá de seus recursos disponíveis, portanto, não há nenhuma resposta sistemática a essa pergunta.
Por último, o processamento do conteúdo e dos links de um subdomínio em comparação com o domínio principal pode mudar dependendo da hora ou atualizações do Google.