O que é a cauda longa de referenciador?
A teoria da cauda longa causada por Chris Anderson em 2004 no artigo «The Long Tail», publicado na revista Wired.
Basicamente, o artigo anunciou que, para algumas indústrias e tecnologias, o volume de negócios gerado por «best-sellers» foi menor do que o volume de negócios gerado por todos os produtos mais raramente vendidos.
Aplicada ao referenciamento, a cauda longa poderá ser resumida da seguinte forma:
Se adicionarmos, por um lado, o número de visitas geradas por todas as palavras-chave raramente inseridas e se, por outro lado, adicionarmos o número de visitas geradas pelas principais palavras-chave que geram de forma independente a maior parte do tráfego e se compararmos esses dois resultados, frequentemente podemos constatar que a quantidade de tráfego em consultas impopulares excede a quantidade de tráfego gerado pelas consultas mais populares.
A ideia a partir disso é que uma estratégia de referenciamento natural baseada unicamente nas palavras-chave mais populares não é necessariamente a mais interessante.
Um número pode apoiar essa tese: Todos os dias, entre 5% e 15% das pesquisas realizadas no Google são pesquisas que nunca foram feitas antes. E isso aumentará acentuadamente com a pesquisa por voz, a fonte de tantas variações.