Quais são os principais indicadores de desempenho que são importantes para o referenciador?
Os principais indicadores de desempenho são essenciais se quiser ter um painel eficaz e acompanhar com interesse os impactos de seus investimentos no referenciador.
Se quiser estar na moda, fale sobre KPI - Key Performance Indicator (ou Indicador-Chave de Desempenho).
Não há KPIs de referenciador genéricos. Os KPIs dependem da sua organização, dos seus objetivos, dos dados disponíveis e, geralmente, do que é mais importante para si.
A ideia é monitorar regularmente esses indicadores, atualizando-os regularmente, para analisar os desenvolvimentos observados. Frequentemente, correlacionar a evolução de determinados KPIs com ações específicas realizadas num tempo T, que permite avaliar com precisão o ROI (Retorno sobre investimento) de certas ações. Assim, poderá se concentrar, principalmente, em ações com alto ROI.
Aqui estão alguns exemplos de KPIs de referenciador que podem ser interessantes:
- Número de backlinks emitidos de diferentes domínios
- Taxa de transformação do tráfego de referenciador (livre de marca)
- Número de visitas por meio do referenciador
- Número de visualizações de página por visitante, por meio do referenciador
- Volume gerado por meio do referenciador
- Número de diferentes palavras-chave que geraram tráfego por meio de referenciador
Cabe a si definir os seus KPIs e saber como evoluí-los de acordo com as suas necessidades e as inovações, por vezes, oferecidas pelos mecanismos de pesquisa.