O uso do Google Adwords beneficia ou penaliza o meu referenciador?
De acordo com o Google, não há relação entre o seu serviço de links patrocinados pelo Adwords e o posicionamento dos sites no seu mecanismo de pesquisa.
Os referenciadores relatam experiências positivas e negativas sobre o uso, iniciando ou desligando o Adwords no referenciamento natural de sites auditados.
O único ponto em que podemos observar uma relação entre os robôs do Adwords e os robôs convencionais dos mecanismos de pesquisa é um sistema chamado de «Crawl Caching proxy» (ou proxy de Cache de Rastreamento). Essa arquitetura otimiza o funcionamento geral dos recursos do Google.
Como o assunto é complexo, então eu convido-o a realizar uma pesquisa sobre esse assunto, se quiser saber mais.
Eu acho que não há relação direta entre desempenho do referenciador e do Adwords, mas eles existem de forma indireta.
O Adwords permite direcionar tráfego para um site. A análise das influências do comportamento do usuário pode ser o referenciador de um site.
Assim, obter tráfego permite enviar sinais que o Google pode analisar. Se essa análise for positiva, pode ser possível ver o seu referenciamento evoluir positivamente.
Da mesma forma, pode-se também pensar que uma página que não recebe tráfego ou não recebe mais tráfego é certamente menos interessante para os usuários.