Como escolher o meu referenciador?
A menos que queira dar uma chance a um iniciante, exija referências concretas e recentes da demanda.
Palavras-chave posicionadas na primeira página do Google, número de visitantes de mecanismos de pesquisa gerados, etc.
Não fique deslumbrado com as posições no Yahoo ou Bing, onde às vezes é fácil obter posições em palavras-chave impressionantes, mas não gerando tráfego.
Um referenciador deve ser capaz de lhe explicar a si claramente a sua estratégia e métodos de trabalho.
Transparência é essencial. Os dias dos segredos do referenciamento natural acabaram. Se as explicações não forem claras, fuja.
Também precisa ter máxima visibilidade do tempo que será gasto no seu projeto, bem como nas tarefas realizadas
Ter informações em períodos determinados sobre a evolução dos resultados (visitas, posicionamento...) é essencial e permitirá que avalie o benefício do serviço.
Cuidado com a garantia dos resultados, não peça o impossível por ter um orçamento modesto e cuidado com os prestadores de serviço com excesso de confiança. O referenciamento é raramente uma tarefa fácil e ninguém pode saber no futuro qual será a escolha final do Google.
Lembre-se de que há apenas 10 lugares para ocupar na primeira página (veja 9, 8, 7 ou menos) e certamente já 20 concorrentes com 20 referenciadores na batalha, talvez com muito mais recursos do que os seus.