Um blog é uma vantagem para o referenciamento natural?
Aqui está uma lenda urbana que perdura ano após ano. Em última análise, um blog nada mais é do que uma espécie de módulo de notícias.
Então, de onde vem esse mito?
Há pelo menos três razões para essa impressão:
- As ferramentas para publicar um blog são geralmente muito bem projetadas. Estas não possuem indexação de bloqueio de freio ao contrário de muitos sites ou módulos desenvolvidos «do zero». Melhor ainda, a sua arquitetura e funcionalidade (ping) na maioria das vezes incentivam a indexação de novas publicações.
- Um blog frequentemente é uma ferramenta dedicada à publicação de conteúdo. No entanto, muitos sites comerciais não têm conteúdo editorial. Como sabe, os mecanismos adoram conteúdo.
- Por último, os blogueiros regularmente emitem e recebem links: Dentro de suas postagens, através dos famosos blogs, ou mesmo por meio dos canais de bate-papo e a publicação dos rankings de blogs mais populares.
Esse é um coquetel explosivo que os mecanismos adoram.
Observe, no entanto, que, em comparação com a maior proporção de emissões de links de sites no formato «blog», não será surpreendente que os mecanismos desvalorizem um pouco os links emitidos.