Um site acessível a pessoas com deficiência beneficia de um bônus?
Acessibilidade é uma disciplina complexa e não se trata apenas de cegos. Existem muitas formas de deficiência (motora, cognitiva técnica...) e é perfeitamente possível produzir um site com problemas de acessibilidade muito bem referenciados. Este é também o caso da maioria dos sites, uma vez que há uma falta de habilidades nesta área.
No entanto, quando consultamos os padrões de acessibilidade, podemos apenas constatar que uns números significativos de recomendações são comuns às recomendações dos referenciadores.
Critérios como o preenchimento dos atributos alternativos das ilustrações são úteis para mecanismos e usuários equipados com síntese de voz.
É comum ouvir dos referenciadores dizer que o Google é o primeiro visitante com deficiência no sentido de que seus robôs não têm olhos para ver o seu site, nem mãos para clicar, e nem ouvidos para ouvir.
É certamente lamentável estar interessado em Acessibilidade, a fim de otimizar o seu referenciamento, mas se o referenciador pode ajudar a promover o desenvolvimento de sites acessíveis, só nos podemos alegrar.
Não há bônus para a acessibilidade. A obtenção de uma certificação, crachá ou validação não lhe dará um bônus. Mas é perfeitamente possível que essa abordagem lhe permita corrigir problemas de referenciador.