Que palavras-chave direcionar?
Para otimizar um site, é necessário realizar uma pesquisa de palavras-chave. As palavras-chave mais interessantes são obviamente aquelas inseridas com mais frequência pela sua meta de marketing.
Quanto mais específica for uma palavra-chave e quanto mais próxima ela estiver de uma conversão, mais interessante ela será.
A esse fator deve ser adicionada a concorrência nas páginas de resultados e o número de entradas mensais.
Esses dois parâmetros permitem-lhe avaliar o valor em direcionar uma palavra-chave (o número de visitantes que será possível de gerar) e o esforço que será necessário para esperar posicionar-se.
É possível distinguir as principais expressões inseridas pelos usuários da internet numa lógica de compra (contendo, por exemplo, «venda, compra, aquisição, código promocional, desconto...» daquelas mais informativas contendo, por exemplo, «como», «imagem de...».
É melhor direcionar palavras-chave que contenham pelo menos duas ou três palavras primeiro, em vez de uma. O tráfego gerado será mais qualificado, as chances de posicionamento serão maiores e o trabalho a ser realizado menos importante.
Ferramentas como o Google Keyword Planner; Google Adwords, SEMrush, mas também a análise dos sites de seus concorrentes e, simplesmente, o seu conhecimento do comércio, deve permitir-lhe identificar as melhores palavras-chave.
Devido à crescente popularização da pesquisa por voz, os usuários da internet estão cada vez mais questionando os mecanismos de pesquisa usando expressões específicas («porquê», «como» ...). Incluí-los no seu conteúdo e oferecer respostas também desempenha um papel cada vez mais importante com a possibilidade de lá se posicionar.