Qual é o índice de densidade e como otimizá-lo?
Como o PageRank ou as meta tags, o índice de densidade é um dos elementos relacionados ao referenciamento desfrutando de grande popularidade.
Na sua opinião, uma página com um índice de densidade numa determinada palavra-chave de 5,3%, será mais ou menos relevante para o usuário do que uma página com um índice de densidade de 3,9%?
Além disso, como calcular e comparar esse índice de densidade?
Mantendo as tags de layout? Trabalhando, os elementos genéricos e conteúdo pertencentes ao modelo do site? Tratando somente a parte contextual da página?
É difícil responder a essas perguntas, mas é inegável que a Web oferece uma variação muito ampla desse tipo de índice, independentemente do método usado para calculá-lo
Nunca se esqueça que os mecanismos de pesquisa são, em primeiro lugar relevantes.
Estes também são perfeitamente capazes de determinar médias específicas por tipo de conteúdo ou por tema. Assim, é fácil localizar um site que se afaste fortemente desses padrões.
Portanto, não haveria nenhum índice ideal para direcionar. No entanto, se a palavra-chave que está direcionando estiver totalmente ausente do seu conteúdo ou complemento incorporado num texto que lida com um tema distante, os resultados serão mais difíceis de alcançar, se não impossíveis em consultas muito competitivas.
Portanto, não se concentre nesse indicador, que tem sido de pouco interesse desde há muito tempo. Em vez disso, concentre-se no uso preciso e abrangente do campo lexical relacionado à sua palavra alvo, para que possa alcançar um espectro mais amplo de palavras-chave.