O que é conteúdo duplicado?
O conteúdo duplicado ou em francês «duplication de contenu» é um problema enfrentado por todos os mecanismos de pesquisa.
Não se pode dar ao luxo de manter várias cópias do mesmo conteúdo nos seus servidores. Milhões de novas páginas são publicadas on-line todos os dias, elas devem, a todo o custo, preservar os seus recursos gerenciando o seu espaço de armazenamento, bem como a sua capacidade de computação.
Em geral, existe uma situação de duplicação de conteúdo quando um mecanismo indexa o mesmo texto várias vezes (porção ou texto completo) de diferentes URLs.
Existem várias formas de duplicação, que vão desde a cópia total ou parcial de uma página em dois sites diferentes, até à duplicação automática de conteúdo (portanto, no mesmo site), que é muito comum.
O conteúdo muito próximo (falamos de quase duplicado) é também objeto de atenção específica.
O mecanismo de pesquisa não terá interesse em apresentar a seus usuários vários resultados idênticos ou muito semelhantes. Prefere diversificar as suas propostas de conteúdo relevante.