URL

Escolha de uma URL para o referenciamento

Ainda que certamente fosse melhor falar de URI em vez de URL, neste artigo usarei o termo URL e deixarei as nuances para os puristas.

É possível ler tudo e seu oposto na otimização de URLs para o referenciamento. De fato, não apenas as regras evoluíram ao longo dos anos, mas, além disso, nem todos os referenciadores concordam em como otimizar esse critério.

As instruções a seguir representam, portanto, apenas a minha opinião sobre o assunto e nada mais.

Ao colocar uma palavra-chave que não existe no índice do Google numa URL,  percebe que é possível posicionar uma página nesse termo. É por isso que temos certeza de que esse critério ainda é levado em consideração nos algoritmos do Google e de outros mecanismos de pesquisa.

Além disso, o posicionamento de uma ou mais palavras-chave numa URL, outros parâmetros devem ser levados em consideração, como veremos.

As URLs exóticas

Podemos falar sobre URLs exóticas  somente quando elas se tornam difíceis para um usuário comum da internet entender. Ou seja, as URLs bastante longas, contendo parâmetros e caracteres especiais. Há alguns anos, o Google poderia ter problemas para indexar as URLs com mais de três parâmetros e/ou contendo identificadores. O Google até anunciou que não indexaria as URLs contendo um parâmetro chamado ID.

Hoje, já não é esse o caso. O Google e os principais mecanismos de pesquisa são capazes de indexar facilmente a maioria das chamadas URLs exóticas .

As URLs com palavras-chave

Incluir palavras-chave nas suas URLs é uma ótima ideia. Por exemplo, esse pode ser um critério levado em consideração pelo usuário da internet para clicar numa SERP.

Ainda há alguns anos atrás, a colocação de palavras-chave trouxe um bônus significativo no seu posicionamento. Hoje eu seria muito mais reservado. Tenho a impressão de que os referenciadores, ao otimizar esse critério, acabam por cortar o ramo em que estão sentados. Numa extensão menor que a tag de palavras-chave, mas de uma forma completamente comparável, a URL é facilmente "spammable” (suscetivel a spam).

A partir do momento em que um critério deixa de ser de confiança, é claro que o Google e os outros motores de busca decidem dar-lhe menos ponderação.

Devemos reescrever as URLs ?

Ainda na mesma linha da inclusão de palavras-chave excessivas, a reescrita de URL impôs-se na mente de muitos webmasters como critério obrigatório de otimização. Nunca leu ou ouviu dizer :

"O referenciamento deste site é nulo, as URLs não são sequer reescritas !"

Como eu o escrevi, algumas linhas atrás :

  •       As palavras-chave presentes na URL certamente têm muito pouca influência no posicionamento.
  •     Os robots podem rastrear e indexar URLs exóticas sem dificuldade.

Entenda, eu não sou um defensor de "todas as reescritas". Tenho tendência a considerar isso mais como uma algo agradável, e nunca como a arma absoluta ou indispensável.

No entanto, lançar  hoje um site sem uma URL de REESCRITA,  não seria algo sério.

Devemos colocar identificadores nas URLs ?

Entendo por "identificador" uma sequência numérica que muitas vezes corresponde a uma chave primária presente no banco de dados. Isso permite que o desenvolvedor consulte facilmente um banco de dados sem perder o desempenho.

Semanticamente falando, incluir um identificador digital numa URL não faz sentido e não tem nenhum interesse para o usuário.

Idealmente, portanto, nenhum identificador deve ser incluído nas URLs. (Obrigado aos desenvolvedores por não me enviarem e-mails incendiários.)

No entanto, isso não terá um grande impacto negativo no SEO.

Nomes dos diretórios nas URLs

Nomear diretórios corretamente parece-me uma ótima ideia, no entanto, com um limite máximo de duas palavras-chave. A criação de diretórios virtuais, isto é, que também não existem fisicamente no servidor. Sobre esse assunto, convido-o a ler meu artigo sobre a arquitetura do contêiner.

O objetivo é entender melhor a organização do seu conteúdo e, principalmente, vincular um tema a um grupo de artigos. Como tal, a raiz de um diretório poderia muito bem tornar-se uma URL de referência aos olhos dos motores de pesquisa.

Os separadores nas URLs

Aqui está outra pergunta recorrente em muitos fóruns dedicados ao referenciamento. Em primeiro lugar, vamos definir o que é um separador.

Um separador é um caractere incluído entre duas palavras numa URL. Um separador é considerado válido se permitir que os mecanismos de pesquisa reconheçam as duas palavras.

No lado dos separadores válidos, temos:

  •       O traço [-]
  •       O mais [+]
  •       A barra [/]
  •       O ponto [.]
  •       A vírgula [,]

Recentemente, testei com sucesso (no Google) o traço, a barra e a vírgula. Em caso de dúvida, o traço é necessário.

Como eu explico no artigo sobre o nome de domínio, parece que o Google consegue, em determinados casos, reconhecer duas palavras coladas sem separador. Além disso, Matt Cutt havia anunciado há muito tempo que a sua equipe pretendia considerar o caractere de sublinhado [_] como separador. Para testar...

Penalizações, tamanho e palavras-chave numa URL

Este parágrafo destina-se principalmente para reescrita frenética de URL e palavras-chave na URL.

Admito que tenho preferência pelas URLs curtas e evito as URLs com mais de 2 ou 3 separadores por segmento. Além disso, geralmente removo todas as palavras-chave, como le (o), la (a), les (os/as)...

Muitos CMS incluem, por padrão, todas as palavras num título de página separadas por hifens na URL. Na pior das hipóteses, esse tipo de URL estendida é penalizadora, mais logicamente, é inútil.

Muitos referenciadores incluem sistematicamente a palavra-chave que eles segmentam na URL. Em última análise, talvez esse seja apenas um sinal enviado ao Google para mostrar quais palavras-chave estamos segmentando...

O que é uma boa URL para o seu referenciamento ?

Aqui está de forma sucinta a minha metodologia de otimização de URL :

  • Curta
  • Reescrita (se possível)
  • Página classificada num diretório que contém uma palavra-chave (p.ex./carro / para uma página que trata da Ferrari)
  • Não mais que 2 ou 3 separadores válidos por segmento
  • Contendo palavras pertencentes ao campo semântico da consulta direcionada e não diretamente à solicitação direcionada (p.ex. : carro.html para a solicitação "venda de automóvel")

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