Marcação semântica

Uma marcação semântica para impulsionar o seu referenciamento

A linguagem HTML é, como o próprio nome sugere, uma linguagem TAG. Parece-me crucial conhecer a utilidade de cada tag, ou seja, para que propósitos foram criadas e como são definidas nos padrões.

Veja bem, falo aqui de marcação semântica e não de semântica, que é um assunto muito mais amplo e que vai muito além da estrutura da web (e das minhas competências).

A implantação da marcação semântica tem várias vantagens, em particular para acessibilidade, processamento, análise ou até a exibição de um documento. Em conformidade com este artigo, é claro que nos limitaremos ao contexto dos mecanismos de pesquisa, pois, de fato, a marcação semântica apresenta certas oportunidades para a sua visibilidade !

Estruturar o seu documento e o seu conteúdo

Para ser mais claro, vejamos alguns exemplos concretos com várias tags semânticas :

  • Tags h1, h2, h3, h4, h5 e h6 : Tags de enquadramento de títulos. H1 representa o(s) título(s) mais importante(s), h6, o(s) título(s) menos importante(s)
  • Tag p : Tag que enquadra um parágrafo
  • Tag ol : Lista ordenada
  • Tag de citação de bloco : Citação

Dependendo do significado do seu conteúdo, será uma questão de usar as tags apropriadas.

Tag de tabela, div e semântica

Uma lenda urbana diz que o uso da tag div é benéfico para o referenciamento natural de um site em detrimento da tag de tabela. Isso simplesmente não é verdade ! Muito pelo contrário, uma vez que a tag de tabela me parece dar mais significado aos dados do que a tag div.

Link entre a marcação semântica e os mecanismos de pesquisa

Os mecanismos de pesquisa analisam o código HTML antes de gerar os seus rankings. O objetivo é entender o significado de um documento para classificá-lo adequadamente e, assim, oferecer resultados relevantes aos seus usuários.

As tags de linguagem HTML são as aliadas dos mecanismos na sua busca por relevância. Como vimos, quando essas tags são usadas criteriosamente, elas permitem uma análise mais detalhada da estrutura de um documento, além de pesar mais facilmente a importância das informações.

No que diz respeito à otimização do referenciamento do seu site, portanto, será necessário que suas páginas :

  • Trate da temática que lhe interessa
  • Utilize as palavras-chave que lhe interessam e que sejam colocadas em locais importantes (semanticamente falando) no seu documento. Ou seja, as suas palavras-chave são cercadas por tags, dando-lhes importância

Exemplo de marcação semântica

Aqui está um exemplo de uso criterioso das tags h1, h2, h3, p, ul, ol e li.

<h1>Os elefantes da floresta</h1>

  <p>Nesta parte, abordaremos o assunto menos conhecido dos elefantes da floresta.</p>

<h2>Habitat</h2>

  <p>Os elefantes da floresta não vivem nas árvores, mas no meio delas.</p>

<h2>A alimentação</h2>

  <p>Os elefantes da floresta não comem comida idêntica noite e dia.</p>

<h3>Alimentação noturna</h3>

  <p>À noite, os elefantes da floresta comem os seguintes alimentos:</p>

  <ul>

  <li>Rato</li>

  <li>Cobra</li>

  <li>Aranha</li>

  </ul>

<h3>Alimentação diurna</h3>

  <p>Durante o dia, os elefantes da floresta comem outros alimentos. Aqui está a lista de alimentos em ordem de preferência :</p>

  <ol>

  <li>Grama</li>

  <li>Feno</li>

  <li>Samambaia</li>

  </ol>

CSS e marcação semântica

A linguagem CSS permite modificar a exibição de tags. É por isso que a opção de usar essa ou aquela tag deve ser determinada, acima de tudo, de acordo com a direção da tag, e não pela sua exibição por padrão no seu navegador.

 

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