HOSPEDAGEM

Impacto da sua hospedagem  no referenciamento

Embora possa parecer estranho a princípio, a escolha da sua hospedagem pode ter repercussões no referenciamento do seu site. Essas repercussões também podem ser muito prejudiciais, como veremos mais adiante.

Tempo de resposta, disponibilidade e referência

Se possui uma conta no Google Search Console, certamente viu esse tipo de gráfico :

Além disso, como parte do serviço Adwords e do algoritmo Quality Score (ou Índice de Qualidade), o Google leva em consideração o tempo de carregamento das suas páginas de destino. A partir de então, podemos considerar dois impactos diretos no referenciamento natural :

  •     Os robots não desperdiçam o seu tempo com sites muito lentos e passarão a fazê-lo cada vez com menos frequência
  •     O Google penaliza um pouco os sites muito lentos, porque estes provavelmente criam insatisfação entre os usuários.

Portanto, é recomendável ter um servidor de alto desempenho e alta disponibilidade. Há vários hosts que se comprometem contratualmente a taxas de disponibilidade acima de 99,9%. Para sites que usam mídia grande, é por exemplo, possível hospedá-los noutro servidor dedicado para esse fim.

Cabeçalhos HTTP e configuração do servidor

O papel dos cabeçalhos HTTP é frequentemente ignorado. Todavia, uma configuração incorreta pode causar vários problemas. É necessário verificar se os cabeçalhos HTTP enviados pelo seu servidor estão corretos. Aqui estão os diferentes grupos de cabeçalhos :

Códigos de status por grupo
Série de códigos Significado da resposta
100-199 Informativo
200-299 Consulta do cliente bem-sucedida
300-399 Consulta do cliente redirecionada, é necessária outra ação>
400-499 Consulta do cliente incompleta
500-599 Erros do servidor

País anfitrião e geolocalização do endereço IP

Aqui está um ponto que alimenta muitas discussões. Para permanecer conciso, a regra a ser lembrada é a seguinte :

É preferível que o seu site esteja hospedado no país em que vivem os usuários da internet direcionados.

De fato, se tiver um site escrito em francês, com backlinks de sites franceses, não sendo .fr e hospedado nos Estados Unidos, será possível encontrá-lo no Google.fr e isso sem penalização aparente.

Como geolocalizar o meu site para otimizar o seu referenciamento ?

Existem várias formas, mais ou menos eficazes, para fazer com que os mecanismos de pesquisa entendam para qual país/idioma o site deles se destina :

  • Referenciar o site por meio de um ccTLD, como .fr ou .de
  • Obter backlinks do país de destino
  • Hospedar o site no país de destino
  • Geolocalizar o IP (por exemplo, a OVH oferece)
  • Usar as ferramentas do Search Console e designar o país de destino

Obviamente, o índice mais forte para o Google é o idioma do conteúdo.

 

Próximo : Cabecalhos HTTP

Anterior : Nome do domínio

Oseox Monitoring