TAG TÍTULO

Otimização da tag título para o referenciamento

O texto indicado na tag TÍTULO é um texto que não aparece no conteúdo de uma página da Web. Por outro lado, é possível vê-lo na barra superior da maioria dos navegadores da Web, como Firefox ou Internet Explorer.

Esse texto também é frequentemente usado pelos mecanismos de pesquisa nas suas SERPs para compor um snippet. Portanto, o usuário da internet pode levar esse texto em consideração antes de clicar num link na página de resultados.

No entanto, o Google é totalmente gratuito para exibir ou não o conteúdo dessa tag. Por exemplo, pode substituir o seu TÍTULO pelo nome do seu site. Geralmente, o Google tende a substituir o TÍTULO longo em vez de curto. Também altera regularmente a exibição de acordo com a expressão da tecla inserida pelo usuário da internet

Este é um elemento "na página" muito importante no contexto da otimização do referenciamento natural de um site. É preferível preencher essa tag de forma personalizada em todas as páginas de um site. No entanto, não basta personalizar um TÍTULO para se posicionar em consultas competitivas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a tag TÍTULO não faz parte das "meta tags".

É absolutamente necessário personalizar e otimizar todas as tags TÍTULO das páginas importantes de um site.

Número de palavras e caracteres na tag TÍTULO

Tradicionalmente, é recomendável não exceder 65 caracteres num TÍTULO. Apesar disso, testes mostraram que o Google pode ler mais de 100 caracteres.

Como regra geral, um título com cerca de sessenta caracteres ou de 6 a 10 palavras é o ideal.

De fato, o limite é contado em pixels (cerca de 600) para que o Google possa exibir todo o TÍTULO nas SERPs sem truncá-lo.

Leve também em consideração as diferenças entre dispositivos móveis e computadores…

Diluição das palavras-chave no TÍTULO

Porque não usar sistematicamente 100 caracteres ou mais em TÍTULOS ? Muito simplesmente porque quanto mais palavras inserir, mais reduzido será o impacto de cada uma delas. Vejamos os dois exemplos a seguir :

  •       <title> Tutorial de Referenciamento </title>
  •     <title> Um excelente Tutorial de Referenciamento, tudo sobre o Google e os segredos de SEO </title>

A tag título número 1 será a priori mais otimizada na palavra-chave "Tutorial de Referenciamento" do que o número 2.

Ordem das palavras na tag TÍTULO

Quanto mais uma palavra for colocada no início da tag TÍTULO (à esquerda, portanto), mais importância ela terá. Portanto, é recomendável colocar termos importantes no início e não no fim.

Tag TÍTULO, marca e nome do site

Deve colocar o nome do seu site ou da sua marca nas tags TÍTULO ? Em caso afirmativo, onde devem ser colocados ? Antes, no começo, ou melhor no fim ?

De fato, não há resposta categórica para essas perguntas.

Os elementos a serem considerados são os seguintes :

  •       Conhecimento da sua marca
  •       Volume de pesquisas que contenham a sua marca
  •       Concorrência em pesquisas que contenham a sua marca

Se a sua marca não tem reputação, é melhor não incluí-la na tag título das suas páginas, com exceção da página inicial.

Se não, surgem dois tipos de estratégia :

  •       Marca popular e procurada nos mecanismos
  •       Marca popular, mas pouco procurada nos mecanismos

Se for procurada, a ideia de incluí-la torna-se ainda mais legítima. Se não, cabe a si julgar se o fato de o usuário da internet ver a sua marca no snippet da SERP aumentará a taxa de cliques.

A inclusão de uma marca pequena ou desconhecida para tentar ganhar notoriedade com os usuários da internet é uma estratégia válida a longo prazo. No entanto, o impacto certamente será muito baixo, na minha humilde opinião, será acima de tudo a qualidade do site que permitirá alcançar uma certa notoriedade.

Há ainda a questão do lugar da marca no TÍTULO. Colocada no fim, o impacto sobre o usuário da internet será ainda menor e pode até mesmo não existir. De fato, o Google exibe apenas os primeiros caracteres da tag TÍTULO.

Um outro problema é colocar a sua marca no início do título. Como vimos, a ordem das palavras é importante. Assim, para todas as páginas do seu site, dará o melhor lugar no mesmo termo para uma consulta na qual  normalmente já está posicionado na primeira posição. A menos que o Google tenha algoritmos para reconhecer a marca de um título no TÍTULO e não afetar a ponderação... quem sabe ?

Por último, o problema final é o da diluição. No início ou no fim, a sua marca sempre representará mais uma palavra no TÍTULO.

Símbolos ASCII e TÍTULO

Um símbolo ASCII como o nome sugere é um símbolo. É possível inserir o código para esse tipo de símbolo numa tag TÍTULO. O Google e os outros mecanismos interpretam alguns desses símbolos. A ideia por trás do uso de um símbolo ASCII é destacar-se nas páginas de resultados. Ao atrair a atenção dos usuários da internet, é possível esperar aumentar a taxa de cliques no seu snippet e, assim, aumentar o tráfego.

Para aumentar o impacto dessa técnica e se diferenciá-la ainda mais, é possível incluir vários símbolos ASCII, mas cuidado, « o muito » é sempre o inimigo do bem no SEO.

TÍTULO do tipo cauda longa

O fato de incluir nos seus títulos adjetivos ou termos pouco procurados, além de uma expressão muito genérica e popular, pode ter efeitos positivos. De fato, mesmo que o princípio da diluição deva ser levado em consideração, esse tipo de estratégia pode permitir que se posicione num número muito grande de expressões diferentes e, portanto, gere tráfego qualificado adicional significativo.

Bem-vindo e outras palavras parasitas nos títulos

Concorda que posicionar-se na consulta de "bem-vindo” é de interesse questionável. Mesmo assim, quantas páginas contêm (ou geralmente começam com) a palavra "Bem-vindo” ?

Este tipo de palavras parasitas deve, definitivamente, ser banido. Que pena não usar melhor a primeira palavra do TÍTULO na sua página inicial !

No entanto, não elimine todas as palavras vinculadas e outras stopwords (o/a, a, o/os/as...) para não cair na armadilha de títulos "com spam" ou super otimizados.

 

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