OS FORMULÁRIOS

Os formulários e a web invisível

A web invisível representa todo o conteúdo que não é acessível aos mecanismos de pesquisa. Frequentemente, esse é o conteúdo armazenado no banco de dados. O acesso pode, em particular, ser pago (assinatura), restrito (senha) etc... ou simplesmente inacessível aos mecanismos, devido às tecnologias utilizadas.

A maioria dos sites usa formulários nas suas páginas. Um problema importante pode surgir quando aceder ao conteúdo, é necessário preencher um formulário. De fato, os robots, ao contrário dos usuários da internet, não os validam.

É difícil imaginar, o GoogleBot indicar o tamanho do apartamento que deseja comprar (e ainda assim...).

O conteúdo por trás dos formulários fica completamente invisível. Isso evita a indexação, qualquer posicionamento nas SERPs é então  impossível.

Formulário, referenciamento e GoogleBot

O Google anunciou em abril de 2008 que o seu robot era capaz de preencher formulários de maneira inteligente, de os validar e rastrear as páginas seguintes. Info ou intox ? Difícil de dizer. Tecnicamente, o preenchimento e a validação automática de um formulário não é complicado, por outro lado, fazê-lo de forma inteligente é outra dificuldade...

Google Adsense e zona de autenticação

Um exemplo da capacidade dos robots do Google é encontrado no serviço do Google Adsense. É possível indicar aos robots um login e uma senha para que estes possam conectar-se a um espaço privado, rastrear as páginas e, finalmente, distribuir publicidade relevante.

Exemplos frequentes de problemas com os formulários

Tive a oportunidade de trabalhar em vários sites onde os formulários eram o principal problema de visibilidade. Frequentemente, esse é o caso de :

Os sites de recrutamento : o usuário da internet deve especificar uma série de informações sobre o  que está procurando antes de validar. Se essa é a única forma de aceder às ofertas, é o mesmo que dizer que a visibilidade leva um golpe sério... Lembro-me em particular de um site de recrutamento em que o módulo só trabalhava com formulários, foi escrito apenas em javascript e pertencia a um fornecedor externo :p

Os sites imobiliários : o internauta deve indicar as suas opções (venda, compra), a cidade, o tipo de imóvel etc.

Uma solução para indexar o seu banco de dados

A solução para indexar todo esse conteúdo é bastante simples. Basta configurar links para as páginas de resultados. Assim, o robot poderá aceder-lhes  sem dificuldade. A otimização do referenciamento natural dessas páginas de listagem deve ser realizada com o mesmo rigor que todas as outras páginas do site.

Por outro lado, além do ganho de visibilidade, é um meio de fornecer ao usuário da internet um segundo elemento de navegação. Ao priorizar os links para as páginas de resultados com resultados cada vez melhores, abordamos o sistema de navegação de um diretório.

 

Próximo : Nome do domínio

Anterior : As sessões

Oseox Monitoring