ESCRITA NA WEB
Conciliando a escrita na web e o referenciamento
Escrever um texto na web, num jornal, numa brochura ou mesmo num livro é repleto de detalhes específicos do "canal" de consulta do leitor. De fato, a experiência do leitor não é a mesma se ele lê numa tela de 17'', num jornal escrito ou num livro de bolso. As restrições não são as mesmas, o autor deve adaptar os seus textos e o seu estilo ao meio de publicação.
O objetivo desse artigo não é falar sobre as especificidades da escrita na web, mas oferecer conselhos para combinar a escrita na web e o referenciamento. Além das técnicas de escrita, devemos admitir que, diante da importância do referenciamento natural, os editores devem oferecer não apenas um texto agradável ao leitor, mas também uma boa posição nas SERPs.
Mono temática de artigos
Como parte de uma estratégia de posicionamento ideal, é preferível concentrar-se num tema por página. De fato, não apenas cada página beneficia de apenas um TÍTULO, mas, acima de tudo, deve-se admitir que o fato de abordar vários assuntos complica muito a tarefa de analisar os mecanismos.
Além disso, dedicar pelo menos uma página por assunto permite indexar e posicionar um número maior de páginas. Obviamente, os mecanismos evoluíram muito nesse ponto nos últimos anos.
Índice de densidade e Referenciamento
Aqui está um dos maiores mitos do referenciamento. Em primeiro lugar, defina o termo densidade. A densidade representa a proporção de incidência de um determinado termo num texto. Assim, quanto mais o termo for repetido, mais forte será a sua densidade.
Lembremos que os mecanismos buscam relevância. Como o fato de uma página com um índice de densidade de 5,52% num determinado termo a tornar mais relevante do que outra página com uma densidade de 8,34% ?
Obviamente, a menor das otimizações é que as palavras-chave que segmenta estão presentes no seu conteúdo. Pode ser óbvio, mas parece-me necessário lembrá-lo 🙂
Não acho que exista um índice de densidade específico que conceda um bônus de posicionamento. Espero que os mecanismos de pesquisa que conhecemos, os mesmos que investem mais de um bilhão de dólares por ano em Pesquisa e Desenvolvimento já tenham ultrapassado esse estágio.
Eu recomendaria mais para fazer com que as suas palavras-chave segmentadas sejam exibidas em locais estratégicos e específicos dos seus textos, como o título e certos subtítulos ou mesmo em determinados links.
Se ao ler um texto, começa a perceber certas repetições irritantes, é porque foi longe demais.
O Índice de densidade usado para combater o spam
Vou ainda mais longe nos meus comentários dizendo que um índice de densidade muito alto pode muito bem penalizá-lo. Não seria absurdo que os mecanismos desenvolvessem uma ou mais escalas de densidade média por meio da análise de todos os sites indexados.
Exceder os valores limite poderia então acionar sinais negativos ...
Estruturação de conteúdo
Um bom texto deve ser estruturado. Para fazer isso, é necessário não apenas fornecer títulos, subtítulos, negrito ou destacado nos vários parágrafos, mas também implantar uma marcação semântica consistente com a estruturação do conteúdo.
A semântica verdadeira
Linguística, semântica e análise lexical ? Todos esses termos trazem lembranças amargas das suas aulas de francês ? A meu ver, um texto otimizado para o referenciamento natural deve ser rico. Ele deve ocorrer a partir de sinônimos, comparações, substantivos e outros adjetivos.
Percorra o campo lexical do seu tema, interesse-se pela raiz de suas principais palavras-chave e aumente o seu conteúdo. O francês é um idioma incrivelmente rico. Isso parece-me um ativo inegável para fazer a diferença com os seus concorrentes.
O objetivo final é claro, é que os motores de pesquisa não tenham nenhuma dúvidas sobre o tema da sua página, mas também para aumentar o seu posicionamento numa determinada palavra-chave.
Por último, esse tipo de conteúdo avançado permitirá que se posicione num conjunto de consultas muito amplas e, sem dúvida, alcance a cauda longa.
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